MC Lan

@mclan

Caio nasceu em Diamantina, mas mudou-se para a cidade de São Paulo junto com mae adotiva durante a sua infância.
Caio abandonou os estudos muito novo, para se sustentar, pois sua mãe foi internada diagnosticada com Câncer de Mama quando ele tinha 13 anos de idade. Com 15 começou a trabalhar, e com 18 perdeu sua mãe. Após perder sua mãe, foi morar na rua, e completou sua maioridade sem família nem estrutura.

Caio foi apelidado de “Lan” por sempre ser visto na Lan House de sua comunidade, e ingressou na música através de sua banda, What?, de rock alternativo; após sua tentativa frustrada, tentou a carreira no rap fazendo backing vocal do grupo de Rap Nacional Ordem Própria, mas sua trajetória foi sem sucesso tambem.

Iniciou no funk, através de seu padrinho MC Lipe do ABC, e seu primeiro show foi em Ribeirão Pires como MC Lan. Após algumas tentativas, Lan lançou a música “Novinha Especial” com DJ WN, e “Makakinha” com o recém-apresentado ao mundo DJ R7, além do Remix de “Makakinha” com Dj Yuri Martins, na época DJ dos MCs BW, além de “Princesas” com MC Pedrinho e R7. As 4 músicas conseguiram um bom alcance em São Paulo, e Lan se viu começando a fazer shows pequenos pela cidade, chamando a atenção de Fabio Ferreira, da FunkX, na época empresários de MC Isaac e Jerry Smith. Lan, Isaac e Jerry logo se juntaram e formaram um trio musical chamado “3T”, lançando como primeiro single “Rituanal” com DJ R7.
Lan começou a focar em sua carreira solo, e Isaac mudou seu nome para MC Zaac, posteriormente formando a dupla com Jerry Smith, Zaac e Jerry. Lan participou das produções das primeiras músicas de Zaac e Jerry, com menção honrosa ao Clássico do funk “Bumbum Granada”. Após perder sua família, Lan abandonou Fábio Ferreira e foi para KL Produtora, ficando na empresa por pouco tempo. Após sua saída da KL, Lan ainda tentou entrar para GR6, mas sem sucesso.
Sem esperanças e desiludido com a vida artística, foi para o crime, e acabou pagando por seu crime, perdendo sua liberdade por 2 anos, e logo após, foi morar na rua.
Na rua, Lan ficou por 1 ano e meio, se alternando entre noites na calçada, e na casa de seus amigos.

Caio arrumou um emprego em uma loja de roupas, onde começou como estoquista, mas ganhou o cargo de locutor da loja após o antigo locutor ficar doente. Como locutor, Caio se vestia de palhaço e fazia comédia pelas ruas do centro com o microfone na mão, e um sonho de um dia se tornar um artista de sucesso. Lan voltou a cantar após amigos o encorajarem, e ganhou a oportunidade de gravar no studio do DJ Tyrim do Eterno MC Zoi de Gato, onde gravou
sua primeira música de sucesso "Cala Boca e me Mama", em meados de 2016. Uma semana depois, assinou com a RW Produtora, empresa dos pais de MC Gui. Lan começou a lançar músicas todos os dias, ganhando o apelido de “Lan Diariamente”. Em apenas 2 meses, Lan se tornou o principal expoente do chamado funk ousadia, o qual faz referências humorísticas à termos com conotação sexual. Em 6 meses, já fazia shows pelo Brasil inteiro, e fez sua primeira turnê internacional em menos de 1 ano, indo para Europa. Após sua turnê na Europa, Lan revolucionou, sendo o primeiro artista do funk, e um dos únicos artista brasileiro a fazer uma turnê na Ásia, com shows no Japão e China.

Lan cantou em 20 países, com passagens marcantes por Estados Unidos, Nigéria e Angola.

Após suas viagens, Lan começou a buscar o mercado internacional, através de suas conexões. Lançou sua primeira música internacional, “Malokera” com os renomados produtores Skrillex e Troyboi, com participações especiais de Ludmilla, e do cantor americano Ty Dolla $ign. “Malokera” se tornou trilha sonora da marca da cantora Rihanna, Savage X Fenty. Após o sucesso internacional desse single, 1 anos depois, Lan lançou no carnaval “Rave de Favela” com a cantora Anitta e o grande produtor Diplo com seu grupo Major Lazer, e participacao especial do cantor Beam, compositor de Beyoncé e Rihanna.
“Rave de Favela” ficou 3 meses no topo do Spotify, e foi indicada ao Grammy Latino no mesmo ano. No ano seguinte, foi indicada ao Grammy Oficial, através do álbum de Major Lazer. Além disso, “Rave de Favela” se tornou trilha sonora dos intervalos dos times de Basquete, Miami Heat e San Antonio Spurs, da NBA, e ficou em primeiro lugar da Rádio Hot97, de New York.

Lan lançou 300 músicas em 3 anos, e 30 sucessos nacionais. Lan também tem o recorde brasileiro de shows, contabilizando 80 shows por mês. Lan nutre amizade com artistas internacionais como Kanye West, The Game, Miley Cyrus, Tyga, Skrillex, Diplo, Keyshia Cole, Omarion, Ja Rule, Kesha, entre outros.

Em 2020, anunciou uma pausa na carreira, ficando sem lançar músicas nem fazer shows por 2 anos. Morou nos Estados Unidos por 6 meses de 2021 a 2022. Entrou para o coletivo Numinati, liderado por Kanye West e The Game, e anunciou sua volta a música para o final de 2022.
Lan também é padrinho de MC Fioti, “Bumbum Tantan”, MC Mirella e MC WM, além de ter iniciado a Mansão Maromba junto ao influenciador Toguro.

Leave a Comment

Portuga Records © 2024.Todos os direitos reservados.